
A trajetória de Josiane Gonçalves Daga, cofundadora e administradora da Daga Agrinavi, ganhou um novo capítulo no dia 24 de agosto de 2026.
Em cerimônia realizada na sede do Sebrae-PR, em Curitiba, Josiane conquistou o 1º lugar na categoria Ciência e Tecnologia da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2026.
Com o resultado, ela passa a representar o Paraná na etapa regional da premiação.
Mas, antes do prêmio, existe uma história de desenvolvimento de tecnologia a partir de uma necessidade vivida no campo.
O problema estava dentro da própria propriedade
A matéria publicada pelo Toledo News destaca um aspecto importante da origem da Daga Agrinavi: a solução desenvolvida pela empresa nasceu de uma propriedade rural.
Josiane e seu marido, Alisson Daga, também produtor rural, buscavam uma maneira de reduzir os erros nas aplicações realizadas na lavoura.
Foi a partir dessa realidade que surgiu a iniciativa de desenvolver uma solução própria de agricultura de precisão.
Em 2020, o casal desenvolveu um GPS agrícola de baixo custo.
A partir desse primeiro produto, a empresa ampliou sua linha e passou a oferecer outras soluções, como monitores de plantio, piloto automático e rede de sinal de alta precisão.
Da primeira solução a mais de 3 mil clientes
A evolução da Daga Agrinavi também aparece nos números apresentados pelo Toledo News.
Segundo a empresa, atualmente são mais de 3 mil clientes em diferentes regiões do país.
Entre as tecnologias desenvolvidas está a solução de correção de sinal, que reduz o erro entre as passadas do maquinário de aproximadamente 30 centímetros para 2,5 centímetros.
São números que ajudam a dimensionar como uma solução criada a partir de uma necessidade específica da lavoura ganhou escala e passou a atender produtores em diferentes regiões.
Uma conquista entre 597 inscritas
Outro dado que merece destaque é a dimensão da própria premiação.
Segundo o Toledo News, a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios teve 597 mulheres inscritas no Paraná.
Desse total, 25 chegaram à fase de finalistas, distribuídas entre cinco categorias.
Josiane conquistou o primeiro lugar justamente na categoria Ciência e Tecnologia.
O prêmio está em sua 21ª edição e tem como objetivo reconhecer trajetórias de mulheres à frente de pequenos negócios.
E agora, a etapa regional
A conquista estadual não encerra essa trajetória.
Como primeira colocada na categoria Ciência e Tecnologia, Josiane agora segue para a etapa regional, que definirá as representantes das cinco regiões brasileiras para a disputa nacional.
É um novo desafio para uma história que começou de maneira muito diferente: identificando um problema dentro de uma propriedade rural e buscando uma solução para ele.
Hoje, essa solução se transformou em uma empresa de agricultura de precisão instalada em Toledo, com produtos desenvolvidos para diferentes necessidades do campo e clientes em várias regiões do Brasil.
Uma necessidade identificada na lavoura. Uma solução desenvolvida em Toledo. Uma empresa que cresceu. E agora, um novo desafio em nível regional.
A Daga Agrinavi segue escrevendo essa história.
🌱 Tecnologia desenvolvida para o campo. Precisão para quem produz.
