A agricultura de precisão é um conjunto de ferramentas tecnológicas que permitem ao produtor conhecer toda a área de cultivo, de maneira rápida e simplificada. Ela serve para aumentar o rendimento da produção, aproveitando ao máximo o trabalho desenvolvido no campo.
O primeiro equipamento que deu início a agricultura precisão, foi o GPS agrícola. No entanto, nem sempre ele foi acessível para pequenos produtores rurais que também buscam formas de melhorar a rotina de trabalho.
E, para que você conheça mais sobre esse assunto e como a tecnologia ajuda os produtores rurais no dia a dia, produzimos este conteúdo.
Continue acompanhando!
O que é a agricultura de precisão e para que ela serve?
Como adiantamos, a agricultura de precisão (AP), é uma forma de manejo diferenciado no campo, que tem como principal objetivo atender as necessidades dos produtores rurais, ajudando a facilitar o dia a dia por meio da tecnologia, para tornar o cultivo mais produtivo.
Além de excelente para agilizar a rotina, ela permite que os produtores conheçam toda a área de cultivo de forma mais completa e detalhada, indicando quais já foram os lugares onde foram feitas aplicações, em qual parte do serviço o processo foi pausado e muito mais.
Sendo assim, ela serve para atender as necessidades dos produtores em diversas situações: aplicação de fertilizantes, plantio, pulverização e colheita.
Vantagens de contar com agricultura de precisão
Uma das principais vantagens da agricultura de precisão é o fato de que ela fornece aos produtores rurais informações exatas e precisas, já que ela considera que cada espaço do campo possui propriedades diferentes.
Por exemplo, no caso do GPS agrícola, o produtor tem acesso a uma precisão entre passadas de no máximo 30 centímetros e, a depender do modelo, esse número cai para 5 centímetros. Ou seja, as aplicações atingem muito mais espaços do que se fossem feitas sem ajuda da tecnologia.
Além disso, outras vantagens da agricultura de precisão são:
- Redução do risco da atividade agrícola;
- Melhora do controle de pragas;
- Diminuição de custos da produção;
- Aumento da produtividade da lavoura;
- Maior longevidade do solo pelo menos uso de defensivos.
Quem pode usar a agricultura de precisão
Esse é um tópico que não podemos deixar de abordar! A agricultura de precisão pode ser usada em todas as cadeias produtivas do setor agropecuário, independentemente do tamanho da produção rural.
No entanto, existem algumas tecnologias que são mais caras do que outras. Por isso, aconselhamos que busque a que oferece melhor-custo benefício para você e que realmente atenda as suas necessidades.
Quais os equipamentos fazem parte da agricultura de precisão
Como falamos no início deste artigo, o primeiro equipamento desenvolvido para a agricultura de precisão foi o GPS agrícola, no entanto, a tecnologia não era acessível para todos os produtores rurais. Realidade que hoje é diferente!
O GPS é utilizado para mapear as áreas trabalhadas, quais ainda faltam trabalhar, tornar mais preciso o espaço entre passadas durante a aplicação e muito mais!
Além dele, também fazem parte do sistema da agricultura de precisão:
- Piloto automático: utilizado para redução de erros na operação da máquina durante as aplicações;
- Controle de aplicação de insumos: permite que seja feita a aplicação dos insumos apenas quando necessário, no local indicado;
- Adubação de precisão: assim como no anterior, esse sistema permite uma adubação direcionada para as áreas que realmente precisam;
- Drones: essa tecnologia facilita o levantamento de dados, pois fornece informações estratégicas aos produtores;
- Barras de luz: ajudam a definir o espaço com mais precisão para a distribuição de sementes e abudos.
Agricultora de precisão: como ela ajuda os produtores
Como prometido, também não podemos deixar de falar como a agricultura de precisão ajuda os produtores rurais.
Além das vantagens que já apresentamos, essa tecnologia pode ser utilizada em situações que exigem realizar a análise do solo, para verificar características químicas, físicas, nível de compactação, fazer o controle de pragas, gestão de máquinas e mais.
Mas, outro impacto positivo para os produtores rurais é a redução da mão de obra e aumento da lucratividade, pois as ferramentas ajudam a facilitar o processo de aplicação, já que contam com precisão e monitoramento constante.
Mais um fator é que, com ela, há um aumento da eficiência dos insumos utilizados no campo, o que faz com que sejam destinadas as quantidades necessárias para a lavoura, no momento e lugar certo.
Qual o impacto da agricultura de precisão para o agronegócio brasileiro
Um fato que não podemos deixar de considerar é que o agronegócio brasileiro é excelente para o país em diferentes termos.
E aagricultura de precisão é muito importante para o agro também, já que ela utiliza mecanismos para resolver o problema de desuniformidade nas lavouras, possibilitando atender demandas com vários níveis de complexidade.
O que influencia no momento de tomadas de decisão assertivas para o negócio, ajudando a garantira competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro e aumentando o rendimento das lavouras pelo país.
Agora, é só usar!
Como você pode ler em nosso blog, a agricultura de precisão é a junção de várias tecnologias, para a formação de um sistema, pensando em facilitar a rotina do produtor rural e aumentar a produtividade no campo.
O precursor de tudo nessa área, foi o GPS agrícola. No entanto, nem sempre o equipamento foi acessível aos produtores menores, realidade que já é diferente atualmente.
Além das vantagens para os produtores, a agricultura de precisão ajuda a manter o agronegócio brasileiro competitivo no mercado e sustentável.
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que também podem gostar!