Um GPS agrícola pode parecer, em um primeiro momento, uma tecnologia longe da realidade do pequeno produtor. No entanto, isso vem mudando com o passar do tempo, graças a empresas que buscam formas de levar essa importante forma de agricultura de precisão para fazendas de diferentes tamanhos.
E, com várias opções no mercado, o difícil mesmo é saber como escolher o melhor GPS agrícola que se encaixe na rotina de produção e que similarmente seja o mais indicado para a cultura ou atividade realizada.
Por isso, produzimos este conteúdo em que vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre os GPSs agrícolas e qual deles adquirir para melhor ainda mais a sua produção! Continue conosco.
Por que usar um GPS agrícola
Antes de entrarmos mais a fundo em como escolher o melhor GPS agrícola para a sua produção, queremos que você entenda a importância dessa tecnologia!
Pensando no dia a dia, por exemplo, é muito comum usarmos o GPS no celular quando precisamos encontrar um endereço ou confirmar uma localização.
Com o GPS agrícola isso não é diferente. Afinal, a tecnologia, que é uma sigla para Global Positioning System (Sistema Global de Posicionamento), permite ao agricultor entender qual o percurso que já foi percorrido e qual ainda falta, oferece precisão entre passadas e muito mais. Sendo assim:
- Ele agiliza o trabalho no campo, assim reduzindo o esforço necessário e o tempo demorado para cada atividade;
- Oferece maior precisão, o que permite a tomada assertiva de decisão em momentos importantes;
- Elimina erros humanos que podem acontecer em casos de precisar parar o serviço e retomar do mesmo ponto em um horário diferente, assim, economizando tempo, dinheiro e reduzindo o retrabalho;
- Permite um retorno sobre o investimento em um curto período de tempo;
- Facilidade nas aplicações, graças ao monitoramento e a precisão.
Como escolher o GPS agrícola para a sua fazenda
O primeiro ponto para se levar em consideração é que cada local tem particulares diferentes, por isso, antes de comprar um GPS agrícola é necessário considerar alguns pontos muito importantes:
- Atividade na qual o GPS será utilizado;
- Custo-benefício do aparelho;
- Precisão do GPS agrícola;
- Facilidade na operação e manutenção.
Além disso, você pode usar alguns aparelhos no celular ou no tablet, via USB ou bluetooth.
Algumas empresas oferecem, inclusive, kits completos de GPS agrícola com todos os equipamentos que você precisar para facilitar no momento da compra e, claro, não faltar nada na hora de dar início as operações!
Modelos de GPS que você precisa conhecer
Assim como o nome diz, o GPS é um sistema de posicionamento. Dessa forma, ele funciona via satélite:
Os satélites enviam sinais de rádio para os receptores (GPS), que podem estar no trator ou no celular e eles interpretam os sinais para determinar a localização.
Agora que você já sabe como eles funcionam, confira os modelos que você precisa conhecer!
GPS agrícola AGP e UAV
Estes GPSs são os que oferecem o melhor custo-benefício do mercado, sendo que o investimento se paga em um ano.
A fim de melhorar o jeito que você realiza as atividades no campo e na fazenda, ele oferece:
- Informações de orientação para se guiar, a partir da configuração da largura da barra;
- Não apenas a distância percorrida, mas também a distância a percorrer;
- Possibilita medir áreas, salvar o trabalho para começar no outro dia;
- Salvar os arquivos no celular ou no tablet;
- Precisão entre passadas de 30 centímetros.
Além disso, para usá-los, não é necessário ter sinal de celular ou internet, porque o sinal é captado de satélites abertos e eles ainda permitem conexão com satélites de correções SBAS.
A única diferença entre os dois modelos (AGP e UAV) é que o primeiro pode ser conectado via bluetooth e o segundo apenas por USB.
GPS agrícola DBG
Já este GPS oferece sinal de GNSS multibanda em um formato compacto, que possui tecnologia RTK integrada para precisão centimétrica. Assim, ele permite a navegação precisa e a automação de máquinas agrícolas em movimento por meio de um pequeno modulo montado em sua superfície.
A comunicação ocorre via bluetooth e ele pode ser conectado no celular ou tablet para aplicações agrícolas.
Além disso, ele oferece:
- Sinal aberto de GPS com correção diferencial DGPS, predisposto para NTRIP e RTK;
- Duas bandas de comunicação com cada satélite, sendo um GPS de alto nível, o que possibilita mais precisão;
- Aplicação entre passadas de 20 a 30 centímetros.
GPS agrícola RTK
Já o RTK é um GPS agrícola composto por uma base e um rover, para fornecer sinal de GNSS com correção multibanda em formato compacto, que utiliza o canal de rádio UHF para envio de sinais RTCM da base para o rover.
Ou seja, essa rota de comunicação permite um posicionamento com precisão centimétrica entre base e rover, oferecendo uma navegação precisa e automação de máquinas agrícolas em movimento por meio de um pequeno módulo montado na superfície.
Ele oferece:
- Posicionamento em tempo real;
- Precisão entre passadas de 2,5 a 5 centímetros;
- Duas antenas (rover e base);
Devido a precisão entre passadas, esse GPS agrícola é muito indicado para o plantio de atividades que precisam de maior cuidado, como soja, milho, café e arroz.
Pronto para escolher o seu?
Chegamos ao fim do nosso conteúdo sobre como escolher o melhor GPS agrícola, em que você pode ver mais sobre os modelos disponíveis no mercado com um ótimo custo-benefício, levando modernidade e precisão para o campo.
Além disso, nossa dica final é para que você busque por uma empresa que ofereça um atendimento consultivo, que converse com você e entenda qual o melhor equipamento para a sua necessidade. Se conhece mais pessoas buscando por um GPS agrícola, compartilhe esse conteúdo com elas!