A produção rural é uma parte muito rica e essencial para o nosso país em termos econômicos e, claro, é fator primordial para uma sobrevivência saudável. E algo que todo produtor busca são maneiras de ter uma produção mais proveitosa, ou seja, aumentar o desempenho no campo para conquistar mais resultados.
Dessa forma, existem alguns pontos essenciais que podem (e devem) ser feitos para melhorar ainda mais as entregas da sua produção. E nós iremos te ensinar quais são eles neste conteúdo!
Continue acompanhando para saber mais.
Produção rural: a análise do solo é essencial
O solo é onde tudo começa, sem ele, a produção não existe. Dessa forma, o manejo com esse fator determinante é muito importante e deve ser feito com certa frequência, da maneira correta, para evitar que ele tenha compactação ou erosão, garantindo quantidades adequadas de matéria orgânica.
Você deve analisá-lo, para alcançar a boa lucratividade da lavoura, já que cada cultura demanda uma quantidade diferente de nutrientes necessários e condições. Dessa forma, o relatório de análise vai apresentar esses fatores, o que já existe no solo e o que é necessário para suprir a demanda.
Para isso, você pode contar com ajuda de um laboratório especializado para fazer a análise química, que será realizada com base em amostras de solo e a partir delas, serão avaliados fatores como o teor de um determinado nutriente na amostra.
Adubação correta do solo
Além da análise do solo, outro fator importante para a produção rural é a adubação correta do solo. Afinal, o uso dos fertilizantes é um dos principais fatores que resultam em uma colheita de sucesso.
Por isso, é preciso utilizar as quantidades corretas de fertilizantes, nas quantidades necessárias. Sem aplicar nem doses menores, nem maiores do que as precisas.
Para entender como fazer isso, o indicado é contar com um estudo aprofundado do solo, para medir a necessidade das plantas (como comentamos no tópico anterior).
Análise da semente é essencial para a produção rural
Você pode ter notado que estamos falando bastante sobre a análise dos principais elementos que envolvem a produção. No entanto, isso é muito importante, pois esses estudos darão dados precisos para você, ajudando, inclusive, no momento de tomar uma decisão mais assertiva para a sua produção.
Dessa forma, antes de fazer o plantio, busque um laboratório especializado, para entender a qualidade da semente, vigor e germinação.
Todos esses pontos da análise indicarão a você se as sementes precisam ser plantadas na safra atual, se podem ser usadas na próxima safra e ainda se devem ser transformadas em ração.
Rotação de culturas
Outro ponto importante para manter a produção rural mais proveitosa durante o ano todo é fazer a rotação de culturas sempre que possível.
Apesar de não ser novidade e muitas fazendas já colocarem isso em prática, nem sempre fazem ela da maneira mais indicada.
Por isso, antes de dar início a rotação, faça um planejamento sólido: entenda como cada cultura vai ser integrar com a outra. Ainda que leve tempo, isso é indicado para reduzir a exaustão do solo, variando as necessidades de adubação de cada período.
Isso é indicado, porque quando não feito, a lavoura pode sofrer com mais doenças, insetos, plantas daninhas e perda de nutrientes.
Para uma produção rural eficaz, conte com uma equipe especializada
Além dos pontos que vimos anteriormente, a equipe é uma parte muito importante do processo. E se engana muito quem pensa que não é necessário oferecer treinamentos e cursos para os trabalhadores.
Esse movimento, além de ajudar a manter uma produção rural eficaz, serve para motivar funcionários, mostrar que são valorizados e que você se preocupa com a especialização deles.
Dentro das médias de mercado da sua região, ofereça salários atrativos para os funcionários, o que vai ajudar a reter talentos, além de um contrato fixo e os incentive a buscar especializações, oferecidas por você ou não.
Conte com agricultura de precisão para uma produção eficaz
Antes de encerrarmos o nosso conteúdo, não poderíamos deixar de falar sobre a agricultura de precisão.
Afinal, a tecnologia está presente em nossas vidas em diferentes ocasiões, o tempo todo, e não poderia ser diferente no campo.
Hoje, existem diversas opções de GPSs agrícolas que servem para:
- Monitorar a aplicação;
- Identificar o trabalho já realizado e a ser feito;
- Apresentar precisão entre passadas;
- Ajudar a tomar decisões assertivas.
Dessa forma, uma maneira muito efetiva de aumentar a sua produtividade rural é contar e entender a agricultura de precisão como uma parceira estratégica do seu negócio, que vai lhe render bons frutos, auxiliar os funcionários, reduzir horas de trabalho e melhorar a qualidade dos produtos.
Produção rural proveitosa: são várias as etapas necessárias
Como você pode ler em nosso conteúdo, falamos bastante sobre a importância de analisar o solo, as sementes e contar com uma mão de obra especializada, bem como, tecnologias vindas da agricultura de precisão.
No entanto, é preciso ter em mente que para uma produção rural proveitosa, é necessário realizar diversas etapas em conjunto, que irão render bons resultados a você.
Por isso, antes de escolher um laboratório para as análises ou antes de comprar um GPS agrícola, busque muito bem as empresas que oferecem esses serviços e produtos e entenda se o investimento é o ideal para a sua fazenda.